Notícias





Quais as complicações da hiperplasia prostática?


   26 de janeiro de 2024

A HPB, apesar de ser uma condição benigna quando falamos sobre tumores, pode acabar se tornando algo potencialmente perigoso para a saúde do homem se não for tratada adequadamente. Se o paciente não busca por um tratamento quanto antes, ela pode desencadear uma série de problemas mais sérios, como:

Infecção urinária – Como a cada micção uma parte da urina permanece retida na bexiga pela obstrução parcial da uretra, as bactérias têm um ambiente favorável à multiplicação, podendo causar infecções severas que podem comprometer outros órgãos do sistema do trato urinário.

Incontinência urinária – Com o passar do tempo, sobrecarregar a bexiga antes de esvaziá-la pode afetar a sua musculatura, que fica mais reativa ao enchimento, contraindo-se antes do enchimento normal. Assim, o homem passa a ter vontade urgente de urinar e pode até não conseguir controlar o escape da micção.

Sobrecarga renal – Está também relacionada à retenção urinária que, ao aumentar a pressão na bexiga, atrapalha o fluxo de urina que vem dos rins, havendo uma sobrecarga deles. Esta situação se tornará mais séria se a obstrução permanecer por muito tempo, causando prejuízo na função renal.

Obstrução grave do fluxo de urina – Este é um caso onde o homem pode não conseguir urinar devido o bloqueio total do fluxo de urina, causado pela resistência que a próstata estará fazendo para o esvaziamento vesical. Com esse bloqueio, além das fortes dores causadas pela retenção da urina na bexiga, aqui também podem ocorrer quadros graves de infecção.

Sua saúde e bem-estar estão ao seu alcance. Agende consultas e siga as orientações do seu médico para continuar promovendo a qualidade de vida que você merece. O consultório do Dr. Alberto Antunes está de portas abertas para te acompanhar em todos os cuidados referentes à próstata.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *