O que altera no exame PSA após a realização de cirurgia para HPB
   15 de maio de 2024
O PSA é uma proteína que é produzida pelo tecido prostático. Se o homem tem tecido prostático, tanto benigno como maligno, ela será detectada no exame de sangue. Naturalmente, com o passar dos anos, a próstata tende a aumentar de forma benigna, e consequentemente, fazendo com que o PSA também aumente.
Quando a cirurgia para HPB se faz necessária, o PSA acaba sofrendo algumas alterações. De maneira geral, o PSA cai próximo a 2 ng/mL, independente do tamanho da próstata operada. Pacientes que permanecem com PSA maior que 2 ng/mL ou próximo ao PSA pré-operatório podem ter algo de errado e deve-se investigar por infecção inicialmente.
Uma possível causa para o valor permanecer elevado pode ser o diagnóstico de câncer de próstata. Isso porque 75% dos cânceres de próstata surgem na zona periférica, que não é manipulada pelos tratamentos cirúrgicos para HPB.
Quem pode confirmar ou descartar esse diagnóstico é o médico urologista, que é especializado em ambas as áreas da medicina e pode solicitar todos os testes e exames necessários para determinar os rumos que o paciente deve tomar após esses primeiros resultados.
Um bom acompanhamento é fundamental para que os resultados obtidos após a cirurgia da HPB sejam interpretados de maneira correta e coerente. Por isso, não deixe de consultar com seu médico e informá-lo de todos os seus sintomas.