Câncer de próstata: segundo mais comum entre os homens
   13 de novembro de 2024
Para a urologia, o mês de novembro é um importante período para debater sobre a segunda forma de câncer mais comum entre os homens, o câncer de próstata. Essa doença possui um alto grau de mortalidade e um grande impacto na nossa qualidade de vida, o que reforça a importância de uma maior conscientização populacional.
Por se tratar de uma doença de início silencioso, se os pacientes não estiverem atentos, o câncer de próstata pode ser diagnosticado em períodos em que a doença já está em estágios avançados e com sinais e sintomas muito claros. Devido a isso, uma das principais frentes que utilizamos para combater de forma efetiva a doença é a adoção de uma rotina de diagnóstico precoce junto a um médico urologista.
Para isso, utilizamos um dos principais fatores de risco para fazer a recomendação do acompanhamento urológico: a idade. Homens acima dos seus 45 anos possuem uma maior incidência da doença e por isso devem realizar um dos métodos diagnósticos da doença com certa regularidade, sendo eles o exame de toque e o PSA. Dessa forma, espera-se que a doença seja descoberta ainda em seus estágios iniciais, o que incrementa as chances de sucesso no tratamento.
Além da idade, outras características como a história familiar e a afrodecendência também aumentam a ocorrência do câncer de próstata ao longo da vida.