Dia Internacional do Homem (19/11) | HPB e sinais de alerta para saúde masculina
19 de novembro de 2024
O laser verde ou greenlaser, representa um dos tipos de laser atualmente utilizados para o tratamento dos sintomas urinários relacionados ao aumento benigno da próstata.
Por suas propriedades físicas, seu uso foi consagrado pela técnica de vaporização do tecido obstrutivo. Esse fato torna o método mais adequado para o tratamento de próstatas de aumento pequeno e médio, sendo particularmente vantajoso quando os pacientes usam medicações anticoagulantes e antiagregantes plaquetários. Por outro lado, estudos recentes sugerem que quando o método é realizado em casos com grande aumento da próstata (acima de 80 a 100 gramas), as taxas de recidiva do crescimento prostático são maiores quando comparado com os métodos de enucleação.
Nestes casos maiores, as técnicas que removem o tecido prostático através da enucleação são mais apropriados por garantirem um bom resultado em longo prazo. Neste contexto, quando disponível, o HoLEP representa a meu ver o método mais interessante por evitar uma abordagem via abdominal, como ocorre nas prostatectomias simples a céu aberto ou mesmo nas técnicas laparoscópicas ou robóticas.