Notícias





Como a alimentação pode ajudar a prevenir a HPB


   18 de dezembro de 2023

Atualmente, diversas evidências indicam a existência de relação entre os fatores nutricionais e a saúde da próstata. Estudos comprovam que algumas substâncias, vitaminas e minerais como a isoflavona genisteína, a vitamina E, e o selênio são benéficos para o indivíduo que sofre com a HPB.

Tais benefícios incluem a redução do risco de desenvolvimento do câncer de próstata, a proteção antioxidante contra o dano que os radicais livres causam ao órgão e a diminuição das concentrações de androgênio, fatores hormonais associados ao câncer de próstata.

Entre as dicas que podem potencializar a prevenção da HPB estão a inclusão de determinados tipos de alimentos e a mudança de alguns hábitos alimentares:

Coma mais legumes: os legumes ricos em vitamina C e o antioxidante luteína do pimentão e do espinafre são excelentes opções para uma dieta com o intuito de evitar a HPB.

Opte por descafeinados: Uma xícara de café de manhã faz bem. Mas após isso, opte apenas pelos descafeinados. Evite também chás com cafeína, chocolate e AAS.

Descubra a linhaça e a soja: Ambas são fonte de compostos vegetais equivalentes aos hormônios chamados fitoestrogênios. Eles ajudam a prevenir a HPB, bloqueando uma enzima que transforma a testosterona, causando o crescimento da próstata.

Queime calorias com frequência: Uma pesquisa que acompanhou mil homens durante nove anos descobriu que os que queimavam mais calorias por semana em atividades físicas, tinham metade da probabilidade de desenvolver HPB.

Controle o nível do colesterol: os hormônios da reprodução, como a testosterona são em grande parte feitos de colesterol. Evidências revelam que homens com altas taxas de LDL (o colesterol ruim) têm mais tendência a desenvolver HPB.

Abandone os docinhos: Diminuir a ingestão de açúcar e de carboidratos auxilia na perda de peso e na prevenção do aumento da glicemia. Homens muito obesos têm probabilidade 3,5 vezes maior de desenvolver HPB do que os que estão na faixa do peso ideal.

Muitas doenças podem ser prevenidas com bons hábitos e uma alimentação adequada, inclusive a HPB. Busque seguir essas dicas e evite problemas maiores na fase de prevenção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *