Conheça os 4 tipos de tratamento para o câncer de próstata
   21 de novembro de 2024
Após o fechamento do diagnóstico do câncer de próstata, a próxima etapa é o estadiamento da doença. Nesse momento, o médico será responsável por avaliar a extensão da doença a fim de escolher a forma de tratamento mais eficaz para proporcionar a cura do paciente.
Para cuidar dessa condição existem quatro formas de tratamento mais amplamente utilizadas. Conheça abaixo as características de cada uma:
Prostatectomia total robótica
A prostatectomia total robótica é o procedimento cirúrgico realizado para remoção completa do órgão atingido pelo câncer, no caso, a próstata. Por possuir uma abordagem minimamente invasiva, ela proporciona ao paciente um melhor bem-estar pós-cirúrgico com poucas complicações.
Radioterapia externa
A radioterapia é uma forma de tratamento localizado que emite feixes de radiação para eliminação das células tumorais do câncer. É capaz de eliminar o tumor e impedir que ele migre para outras regiões do corpo.
Bloqueio hormonal
Os andrógenos são hormônios que auxiliam no desenvolvimento normal da próstata. Contudo, quando um paciente possui o diagnóstico do câncer de próstata, esses compostos também são responsáveis por acelerar o crescimento do tumor e, consequentemente, agravar a doença. Nesses casos a terapia hormonal é aplicada para suprir a presença desse hormônio no organismo e desacelerar a progressão da doença.
HIFU
A principal vantagem desse tratamento é a preservação das funções sexuais do paciente e minimização da ocorrência de complicações pós-cirúrgicas. Ela é uma tecnologia de ultrassom com atuação local que destrói as células cancerígenas por meio da emissão de feixes que aumentam a temperatura da região a ser tratada.