Notícias





Doenças neurológicas e distúrbios miccionais tem alguma relação?


   29 de setembro de 2023

Doenças neurológicas e distúrbios miccionais tem alguma relação?

A resposta direta é: sim, elas tem. Isso porque o sistema nervoso é responsável pela coordenação dos diferentes órgãos do trato urinário garantindo a continência urinária durante o enchimento da bexiga e o esvaziamento completo da mesma durante a micção. 

Doenças ou traumatismos de diferentes partes do sistema nervoso podem afetar a coordenação dos órgãos do trato urinário e acarretar variadas formas de distúrbios da micção. A esses distúrbios da função vesical é dado o nome de bexiga neurogênica, justamente por serem causados por problemas neurológicos. 

Essas doenças que afetam o cérebro dos pacientes, tais quais o derrame ou o Parkinson, podem acabar levando à hiperatividade da bexiga, onde ela  passa a não responder completamente ao controle voluntário e pode se contrair sem a vontade do paciente. Como consequência, a urgência de ir ao banheiro se torna muito maior, às vezes de forma tão intensa que não é possível segurar.

Antigamente, pacientes com distúrbios da micção causados por problemas neurológicos mal tinham opções de tratamento e muitos acreditavam que sua condição era devido à doença ou ao envelhecimento. Muitos pacientes inclusive  permaneciam com fraldas ou usava sondas o tempo todo. Hoje em dia, a realidade já é outra. Muito pode ser feito para melhorar os sintomas ou eliminar completamente os distúrbios do controle vesical.

Agora que você já conhece a relação entre as doenças neurológicas e distúrbios de micção, fique atento aos sinais. Se você possui algum dos sintomas ou conhece alguém nessas condições, procure um especialista. Marque uma consulta com o Dr. Alberto Antunes e cuide da sua saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *