Entenda os agravantes e as complicações da HPB não tratada
   5 de dezembro de 2023
A próstata é uma glândula que pode sofrer um crescimento fisiológico ao longo do tempo, que não necessariamente se trata de câncer, mas é uma condição que necessita de tratamento para evitar a evolução de complicações. Esse aumento da próstata é o que damos o nome de Hiperplasia Prostática Benigna.
Quando a HPB não é tratada adequadamente e em tempo hábil, ela pode desencadear algumas complicações mais graves. Dentre elas podemos citar:
Infecção urinária: como a cada micção uma parte da urina permanece retida na bexiga pela obstrução parcial da uretra, as bactérias têm um ambiente favorável à multiplicação, aumentando os riscos de uma infecção.
Incontinência urinária: sobrecarregar a bexiga antes do esvaziamento pode afetar a musculatura dela, que fica mais reativa ao enchimento, contraindo-se antes do enchimento normal. Com isso, o indivíduo passa a ter vontade urgente de urinar e pode perder o controle do escape da urina.
Sobrecarga renal: está relacionada à retenção urinária, que ao aumentar a pressão na bexiga, atrapalha o fluxo de urina que vem dos rins, causando uma sobrecarga neles. Isso pode se agravar ainda mais se a obstrução permanecer por muito tempo, causando inclusive um prejuízo na função renal.
Obstrução grave do fluxo de urina: neste caso, o indivíduo pode não conseguir urinar por conta do bloqueio total do fluxo de urina, causado pela resistência que a próstata estará fazendo para o esvaziamento vesical.
Não negligencie os sintomas da HPB. Ao perceber qualquer sinal, procure um especialista para ter um diagnóstico precoce e iniciar rapidamente o tratamento mais adequado.