Notícias





Existe relação entre o HPB e o câncer de próstata?


   20 de setembro de 2024

Com o diagnóstico da hiperplasia prostática benigna é comum que os pacientes imediatamente relacionem o distúrbio com o câncer de próstata, já que este, está entre os tumores que mais acometem a população masculina.

Apesar de estarem relacionadas por uma mesma glândula, as duas enfermidades se diferenciam pelos seus sintomas e tratamentos. No entanto, existe a possibilidade do indivíduo ter as duas doenças simultaneamente.

Os tratamentos recomendados nos casos de câncer de próstata envolvem a cirurgia, radioterapia, hormonioterapia, imunoterapia ou ultrassom focalizado de alta intensidade (HIFU). Já a hiperplasia prostática benigna é tratada com o uso medicamentos, ou então cirurgias em casos em que o tratamento clínico não é efetivo.

Surpreendentemente, o câncer de próstata causa um aumento lento do tecido prostático, ao contrário da hiperplasia prostática benigna. Dessa forma, seus sintomas se manifestam de forma silenciosa, apresentando risco à vida do indivíduo.  

Sendo assim, manter consultas regulares com o urologista são fundamentais para o diagnóstico precoce de tais doenças, possibilitando um tratamento adequado ao paciente.

Caso tenha mais dúvidas sobre a HPB e o câncer de próstata, não hesite em buscar orientação médica. Entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Alberto Antunes. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *